cartao de cidadao

Vistos Schengen

Sou cidadão americano e necessito de visitar Portugal de férias ou participar num seminário. O que necessito de fazer?

Cidadãos americanos não necessitam de visto para visitar Portugal até 90 dias. Apenas necessitam de um passaporte válido e deverão ter um seguro médico que, durante a sua estadia, cubra despesas médicas, hospitalares ou decorrentes de um acidente, ou ainda despesas em caso de repatriação. De sublinhar que a maioria dos planos de seguro de saúde americanos não cobre despesas desta natureza no estrangeiro pelo que, se é esse o seu caso, deverá comprar um seguro médico de viagem.

O que é um seguro médico de viagem: https://www.vistos.mne.pt/pt/vistos-schengen/documentacao-instrutoria/seguro-medico-de-viagem-e-seguro-de-saude 

 

Não sou cidadão americano. Vivo legalmente em Massachusetts ou Rhode Island. Gostaria de visitar Portugal. O que preciso de saber para pedir um visto?

Se tem uma destas nacionalidades, necessita de um Visto: https://www.vistos.mne.pt/pt/vistos-schengen/informacao-geral/quem-precisa-de-visto#lista-das-nacionalidades-com-obriga%C3%A7%C3%A3o-de-visto-schengen 

Este visto permite-lhe transitar ou permanecer por um curto espaço de tempo (até 90 dias) nos seguintes países: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Latvia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suíça e Suécia.

Considerando que o processamento de um pedido de visto pode levar até cerca de duas semanas, é essencial que o mesmo seja solicitado com a devida antecedência.

 

Onde é que deverei exatamente pedir o visto?

Se pretende apenas visitar Portugal, deve requerer o seu visto junto de uma Embaixada ou Consulado português.

Se reside em Massachusetts – condados de Bristol, Plymouth, Barnstable, Dukes e Nantucket – deve dirigir-se ao Consulado de Portugal em New Bedford.

Se reside no estado de Rhode Island, deve dirigir-se igualmente ao Consulado de Portugal em New Bedford.

Se reside em Massachusetts – condados de Boston, Norfolk, Middlesex, Essex, Worcester, Hampden, Hampshire, Franklin e Berkshire), ou nos estados de Maine, New Hampshire e Vermont, deve dirigir-se ao Consulado-Geral de Portugal em Boston: www.cgportugalboston.com

Se deseja visitar vários países Schengen, deve requerer o seu visto junto da Embaixada ou Consulado do país do seu destino principal. O país de destino principal é o país onde permanecerá durante mais tempo.

Se pretende visitar vários países Schengen mas não tem um destino principal, deverá requerer o visto junto do Consulado cujo país o receberá no seu primeiro porto de entrada.

OK. A minha área de residência pertence ao Consulado em New Bedford.
Que documentos devo apresentar para requerer um Visto Schengen?

Lista de documentos disponível em: https://www.vistos.mne.pt/pt/vistos-schengen/documentacao-instrutoria/schengen-para-efeitos-de-curta-duracao 

Já preenchi o formulário de visto e tenho as cópias de todos os documentos necessários.
Que devo fazer agora?

O preenchimento do formulário pode ser igualmente feito através de https://www.vistos.mne.pt/pt/pedido-de-visto/solicitar-pedido-de-visto 

Dirija-se ao Consulado em New Bedford para fazer a entrega dos documentos (originais e cópias). Nesta altura serão recolhidos os seus dados biométricos (fotografia e impressões digitais) e será entrevistado.

Se a documentação estiver completa, o pedido será aceite e será processado. De notar que a aceitação do pedido de visto NÃO significa que o Visto será emitido. E a recusa de emissão de visto não resulta no reembolso do emolumento pago.

 O emolumento respeitante ao pedido de visto  (equivalente a 60 euros) é pago apenas em cash ou vale postal e no momento do pedido de visto. Não poderá ser reembolsado mesmo que o pedido de visto venha a ser rejeitado ou o requerente venha a desistir do mesmo.

No âmbito da cooperação entre Estados-membros Schengen, Portugal aceitou representar e emitir vistos em nome de outros países, onde estes não têm representação diplomática ou consular. 

Assim, para efeito de emissão de vistos para outros países Schengen, Portugal aceitará os pedidos de visto nos seguintes países/ cidades: https://www.vistos.mne.pt/pt/vistos-schengen/portugal-em-representacao-de-outros-estados  

Atenção por favor:

Caso já tenha adquirido a passagem aérea antes de obtido o visto, as Embaixadas ou os Consulados dos países Schengen não são responsáveis por quaisquer prejuízos ou penalidades que possam ocorrer.

Prazo médio de decisão para vistos Schengen: 15 dias, consulte https://www.vistos.mne.pt/pt/vistos-schengen/informacao-geral/prazos#prazo-para-a-tramita%C3%A7%C3%A3o-do-pedido . Certas nacionalidades requerem uma consulta prévia mais prolongada, consulte http://www.consulateportugalnewbedford.org/serv_cons/vistos_cons_previa.php 

Contactos e horário de atendimento (entrega de pedidos e entrega de passaportes): http://www.consulateportugalnewbedford.org/contacto.php