15 de Dezembro de 2020  |   760 visitas

Eleições Presidenciais 2021

Como fazer para votar

Eleições Presidenciais 2021

Os cidadãos portugueses residentes no estrangeiros podem votar nas eleições presidenciais (República Portuguesa) se estiverem inscritos como eleitores no caderno de recenseamento eleitoral do Consulado da respetiva área de residência.

Cabe ao eleitor verificar se os seus dados se encontram corretos. Para o efeito, visite https://www.recenseamento.mai.gov.pt/ . Se existirem incorreções deve contactar por escrito com o Consulado responsável pelo caderno de recenseamento eleitoral em que o eleitor está inscrito.

Para exercer o seu direito de voto necessitará de se deslocar ao local de voto estipulado para o efeito (no caso da área consular de New Bedford, o voto terá lugar nas instalações do próprio Consulado), no dia 23 de janeiro (8 am até 7pm) ou a 24 de janeiro de 2021 (8am até 3pm).

Uma vez no interior do local de voto deve dirigir-se à mesa de voto e indicar o seu nome e identificar-se através do bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão, ou na sua falta, documento que tenha fotografia actualizada e que seja habitualmente utilizado para identificação. Pode também identificar-se através de dois eleitores que atestem sob compromisso de honra a sua identidade ou ainda pelo reconhecimento unânime dos membros de mesa. 

O presidente da mesa fará a entrega de um boletim de voto, devendo dirigir-se em seguida para a Câmara de Voto. Aí deverá preencher com uma CRUZ (X) o quadrado que está à frente da lista ou candidato em que deseja votar. Dobre o Boletim em quatro com a parte impressa voltada para dentro.

De seguida, dirija-se à mesa e entregue o Boletim ao presidente da mesa que o introduzirá na urna. 

Será considerado voto nulo o boletim de voto:

No qual tenha sido assinalado mais do que um quadrado ou quando haja dúvidas sobre qual o quadrado assinalado;
No qual tenha sido assinalado o quadrado correspondente a uma lista que tenha desistido das eleições ou não tenha sido admitida;
No qual tenha sido feito qualquer corte, desenho, rasura ou quando tenha sido escrita qualquer palavra;


Será considerado voto em branco o boletim de voto  que não tenha sido objecto de qualquer tipo de marca.


  Partilhar: