22 de Outubro de 2020  |   113 visitas

Assinatura de Memorando de Entendimento (MdE) entre o Camões, I.P. e a Direção Escolar do Estado do Utah

Comunicado de Imprensa

Assinatura de Memorando de Entendimento (MdE) entre o Camões, I.P. e a Direção Escolar do Estado do Utah

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Direção Escolar do Estado do Utah, EUA, assinaram no dia 19 de outubro de 2020, um Memorando de Entendimento (MdE) que visa a promoção da Língua e Cultura Portuguesas nos EUA.

 A Direção Escolar do Estado do Utah foi representada no ato da assinatura pela Superintendente Estadual de Instrução Pública, Sydnee Dickson. Pela parte portuguesa, o Embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América, Domingos Fezas Vital, representou o Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Luís Faro Ramos.

 Cerca de 60 mil alunos do ensino básico e secundário aprendem línguas estrangeiras no Estado do Utah, ao abrigo de programas de imersão bilingues, dos quais mais de 2.600 aprendem a Língua Portuguesa, nos diversos níveis de proficiência, em cerca de 18 escolas da Direção Escolar (O programa de imersão bilingue Inglês-Português abrange 9 escolas do ensino básico, 1° ciclo, 6 escolas do ensino básico, 2° ciclo e 3 escolas do ensino secundário).

 Com este Memorando de Entendimento pretende-se estabelecer os termos de cooperação no desenvolvimento de atividades educacionais conjuntas, a fim de apoiar o ensino e a aprendizagem das respetivas línguas e culturas; promover um melhor conhecimento e compreensão dos respetivos sistemas educativos; facilitar oportunidades de desenvolvimento profissional aos respetivos professores e administradores e estabelecer colaboração entre as escolas e encorajar a sua colaboração em projetos comuns.

Esta assinatura é um sinal inequívoco do interesse crescente pela aprendizagem da língua portuguesa nos Estados Unidos da América, com o qual o Camões IP se congratula.

 No âmbito deste MdE, o Camões, I.P. e a Direção Escolar do Estado do Utah reconhecem a importância das línguas inglesa e portuguesa como instrumentos de comunicação, entre indivíduos bem como entre países e o valioso papel que desempenham na troca de ideias nas áreas da economia, da ciência, da história e da cultura. Permitirá ainda alargar e dinamizar a promoção da língua e cultura portuguesas no Estado do Utah, dando, desta forma, uma maior consistência à nossa ação de âmbito nacional, abrindo-se a possibilidade de recrutamento de professores visitantes, altamente qualificados, com vistos J-1, à semelhança do que já acontece com os MdE entre o Camões, I.P. e o Departamento de Educação dos Ensinos Básico e Secundário de Massachusetts (MDESE) e com a Direção Escolar de Miami-Dade, na Flórida, que foram recentemente renovados.        

A Direção Escolar do Estado do Utah pretende também alargar o leque da sua oferta, tendo como fundamento proporcionar aos seus estudantes uma vertente cada vez mais global da língua portuguesa (tal como vem sendo anunciado pela Direção da American Councils for International Education na promoção do exame NEWL de Português).

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 20 de outubro de 2020 Gabinete de Documentação e Comunicação

imprensa@camoes.mne.pt 

T: 213 109 100